Um estudo conduzido por pesquisadores norte-americanos demonstrou que indivíduos que consumiam uma dieta vegetariana tiveram um risco 22% menor de desenvolver câncer colorretal do que aqueles não vegetarianos).
O estudo contou com a participação de 77 659 homens e mulheres adventistas do sétimo dia. Os autores explicam que essa população tem uma taxa muito mais elevada de vegetarianismo do que a população em geral, por isso é um bom grupo para estudar as dietas vegetarianas, baixo consumo de carne, e alto consumo de alimentos de origem vegetal, e associar o impacto desses fatores com o risco de câncer.
Um questionário de frequência alimentar foi utilizada para avaliar a dieta no início do estudo. Juntamente com a dieta não vegetariana, foram identificadas quatro categorias de dietas vegetarianas: vegana (sem carnes, lácteos, ou ovos); ovo-lacto-vegetariana (sem carnes, mas com produtos lácteos e ovos); pescovegetariana (peixes e frutos do mar); e semi-vegetariana (carnes mais do que uma vez por mês, mas menos do que uma vez por semana). Foi utilizado o modelo de regressão de Cox (que é um modelo estatístico de risco proporcional, criado por Cox em 1972) para a análise de risco.
Diante dos resultados dessas análises, os autores concluíram que dietas vegetarianas foram associadas a um menor risco de desenvolver câncer colorretal geral, um risco 19% menor de câncer de cólon e um risco 29% menor de câncer retal.
Os autores relatam que indivíduos que seguem uma dieta vegetariana ou semi-vegetariana, tem um maior consumo de vegetais e outros alimentos ricos em fibras e afirmam que esse nutriente pode ser protetor contra o câncer colorretal.
Referências
http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/index.php…
Orlich MJ, Singh PN, Sabaté J, Fan J, Sveen L, Bennett H, et al. Vegetarian Dietary Patterns and the Risk of Colorectal Cancers. JAMA Intern Med. 2015
Orlich MJ, Singh PN, Sabaté J, Fan J, Sveen L, Bennett H, et al. Vegetarian Dietary Patterns and the Risk of Colorectal Cancers. JAMA Intern Med. 2015
Foto: ilustrativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário