quinta-feira, 11 de março de 2010

Carboidrato: uma importante fonte de energia para o exercício

Os carboidratos são fontes de energia mais importantes para o exercício. Se verificarmos o seu valor calórico, encontraremos 4 Kcal em 1 grama, enquanto que as gorduras, 9 Kcal em 1 grama. Analisando estes números, podemos concluir que as gorduras oferecem um potencial energético maior do que o carboidrato, mas para que se possa metabolizar a gordura é preciso uma quantidade maior de oxigênio, e se observarmos quantas calorias obtemos com um litro de oxigênio, veremos que os carboidratos rendem cerca de 5,05 Kcal e a gordura 4,69 Kcal. Assim, os carboidratos parecem ser um substrato mais eficiente do que a gordura em cerca de 7%. A via metabólica dos carboidratos é mais eficiente do que a gordura, pois é capaz de produzir energia para contração muscular até três vezes mais rápido.
O principal fornecedor de energia derivada dos carboidratos para o desempenho físico é o glicogênio muscular, especificamente o dos músculos ativos durante o exercício. À medida que ele vai sendo usado, a glicose sangüínea penetra nos músculos e também nas vias de energia. Por sua vez, o fígado libera uma quantidade de glicose para ajudar a manter a concentração de glicose sangüínea e evitar a hipoglicemia. Durante o exercício moderado, observou - se que o glicogênio muscular e o hepático contribuem em partes iguais para a oxidação (queima) dos carboidratos. Em intensidades mais altas, o uso de glicogênio muscular aumenta.
Assim, todos os estoques de carboidratos (glicose sangüínea, glicogênio hepático e muscular) são importantes para a produção de energia durante inúmeras formas de exercício. Por isso, não devemos excluir este elemento da dieta, pois é o substrato essencial para realizarmos nossas atividades com êxito e para “queimarmos nossas gordurinhas localizadas”, devido ao seu papel fundamental no funcionamento metabólico.
O treinamento físico adequado é essencial para otimizar a utilização dos carboidratos durante o exercício, assim como a quantidade adequada de carboidratos na alimentação.

Nenhum comentário: