sexta-feira, 10 de abril de 2015

PLANEJANDO UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA


Uma dieta densa em nutrientes dá espaço para o prazer.
As pessoas não precisam cortar completamente nenhum alimento específico, a fim de manter o peso corporal sob controle. De fato, os maiores especialistas em obesidade dizem que cortar os alimentos favoritos não funciona a longo prazo. Mas, é importante ter a plena consciência da quantidade de calorias de todos os alimentos e bebidas da dieta. Quando se trata de atingir e manter o peso saudável, todas as calorias contam.
Escolher uma dieta rica em nutrientes, baixa em calorias ou em densidade energética, baseada em frutas, hortaliças, cereais, integrais, carnes magras e laticínios com pouca gordura, é uma boa maneira para as pessoas obterem os nutrientes de que precisam, poupando espaço para alguns prazeres.
Optar por pequenas porções individuais das bebidas e doces favoritos é uma estratégia eficaz para o controle de calorias para algumas pessoas. Outros preferem economizá-las escolhendo opções reduzidas em calorias, baixas em calorias e sem calorias. De qualquer forma, fazer escolhas que se encaixem nos estilos de vida individuais permite que as pessoas incluam suas bebidas e alimentos favoritos, mesmo aqueles mais ricos em calorias, em uma dieta sensata e equilibrada, que mantém o consumo calórico alinhado aos gastos energéticos. Em um posicionamento atualizado em 2012, a Academy of Nutrition and Dietetics concluiu que os adoçantes de baixa e sem calorias não aumentam o apetite nem promovem o ganho de peso. Além disso, o uso de adoçantes de baixa ou sem calorias está associado à maior qualidade da dieta e, quando usados de forma consistente no lugar de adoçantes nutritivos para reduzir a ingestão de calorias, pode ser uma estratégia útil para ajudar a controlar a glicemia ou o peso.
Referência: Hill JO, Wyatt HR, Peters JC. Energy balance and obesity. Circulation 2012; 126:126-3

Nenhum comentário: